Recomendações Gerais

“A busca da visão é o momento sagrado de subir a montanha para orar. É a busca da revelação”

ESTACIONAMENTO: * fica a 800 m distante do Camping/Sítio;
                                        * na estrada de acesso ao Sítio;
                                        * no pátio público da Igreja São Lázaro;
                                        * ou em outros sítios vizinhos a combinar.

COMO CHEGAR: de carro, saindo de Guaratinguetá-SP., deslocar-se até o Bairro das Pedrinhas e depois até o Bairro do Gomeral, chegando na Igreja de São Lázaro, de onde se inicia a caminhada até o Sítio Espigão Chato, de propriedade de Caly Junqueira. Essa caminhada, com travessia de rio, subindo até a Casa Sede do Sítio, é de média para fraca dificuldade, com duração de 30 a 50 minutos (dependendo da capacidade física de cada um). De ônibus, saindo da Rodoviária, com indicação para Pedrinhas/Gomeral, somente de segunda a sexta-feira, nos horários das 11 hs. e 18:30 hs., até a Igreja de São Lázaro. Sábados e domingos, somente em dois horários, o ônibus chega no Sítio Monte Verde (um pouco adiante das Pedrinhas, consultar Empresa de Ônibus São José); nesse caso, o visitante terá que caminhar do Monte Verde até a Igreja de São Lázaro, com duração de 2:30 a 3:00 hs. de caminhada e, daí, partir para o Sítio Espigão Chato.

Localizado no Bairro do Gomeral, Serra da Mantiqueira, Guaratinguetá-SP, com área de 6,5 alqueires, a 1.200 m de altitude, caracteriza-se como uma grota entre dois rios, com mata ciliar, poços e cachoeiras

ATENDIMENTO DE SOCORRO: não há Pronto Socorro Público no Bairro do Gomeral, portanto, todos os usuários devem ter o máximo de cuidado nas trilhas e cachoeiras, para evitar acidentes.  
SERVIÇO DE TELEFONE: somente celulares da VIVO pegam bem no Sítio, devido a sua localização na Montanha. Há apenas um telefone público no Bairro do Gomeral, próximo à Igreja de São Lázaro.  

            

IMPORTANTE: Trilha. Cada pessoa tem que levar os seus pertences em MOCHILA ÚNICA, que caiba todas as roupas, uma coberta, barraca, etc....Evitar o peso excessivo. Deixar as mãos livres ou, no máximo, um cajado (bengala) para auxiliar na subida/caminhada até a casa sede do Sítio. TRAZER CALÇADO DE CANO ALTO, CAPA LEVE DE CHUVA, REPELENTE DE INSETOS, ÁGUA, AGASALHO,  LANTERNA., COLCHONETE, MUDA DE ROUPA.

* Para quem quiser nadar na cachoeira no dia seguinte aos trabalhos levar:

- HOMENS: Bermuda comprida com camiseta.

- MULHERES: Biquini com vestido nas alturas dos joelhos não transparente por cima.